Saber como montar uma mesa de jantar faz toda a diferença, seja para receber convidados ou realizar uma simples refeição em família. A decoração correta deixa o momento muito mais agradável, alegre e requintado, sem contar que demonstra todo o cuidado e carinho que se teve para receber as pessoas.

Com os itens adequados é possível arrumar uma mesa de forma impecável, independente da ocasião. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post para saber quais são esses itens, de que forma devem ser postos à mesa e quais detalhes merecem mais atenção!

Prefira toalhas ou jogos americanos neutros

Na decoração para o jantar, tanto toalhas quanto jogos americanos dão um ar de requinte e sofisticação. Além disso, ajudam a proteger o móvel de possíveis manchas e das altas temperaturas dos pratos, panelas e travessas.

Como vários itens serão colocados sobre a mesa, o ideal é optar por apenas uma dessas opções. Dessa forma, é mais fácil fazer com que todos os elementos fiquem harmonizados entre si, o que evita um desconforto visual e a sensação de desorganização.

Deixe as estampas e cores vibrantes para detalhes como sousplats, guardanapos, algumas louças ou arranjo da mesa.

Disponha os alimentos em travessas

Sirva os alimentos em travessas e baixelas. As panelas só devem ser expostas se forem bonitas, estiverem em perfeito estado e combinarem com a composição escolhida para montar a mesa de jantar.

Há suportes para essas peças que, além de protegerem o móvel do calor do utensílio, ainda conferem mais sofisticação. Também é preciso se atentar ao estilo dos objetos escolhidos para dispor os alimentos.

Não é preciso que sejam idênticos às louças, mas é fundamental que estejam em harmonia com todos os itens do aparelho de jantar.

Coloque os talheres nos lugares corretos

A forma correta de arrumar os talheres é de acordo com a maneira que eles são usados. Assim, o garfo deve ser posto do lado esquerdo do prato, a faca fica ao lado direito — com a parte do corte voltada para o prato. Se houver sopa no cardápio, a colher deve ficar ao lado da faca.

Já os talheres de sobremesa devem ser colocados na parte de cima do prato, com os cabos voltados para o lado correspondente, ou seja, colher e faca com o cabo para o lado direito e o garfo com o cabo à esquerda. Essa organização facilita o uso durante a refeição.

Selecione as taças de acordo com as bebidas

As taças garantem a elegância em uma mesa de jantar. No entanto, é necessário que sejam selecionadas de acordo com as bebidas servidas. Por isso, utilize no mínimo dois tipos: uma para água e outra para as demais bebidas. Vale lembrar que elas devem ser colocadas à direita do prato.

Para a água, pode ser usado qualquer modelo — maior ou menor, com ou sem haste — enquanto vinhos, espumantes, coquetéis ou cervejas devem ter haste para evitar que o calor das mãos entre em contato com a bebida. Para licor, o ideal são taças de pequeno a médio porte.

Agora que você já entendeu como montar uma mesa de jantar, basta seguir as dicas apresentadas e garantir que o encontro seja bastante agradável para todos. Afinal, reunir pessoas queridas para compartilhar bons momentos é sempre importante, e nada melhor que recebê-las da melhor maneira possível!

Aproveite a visita no blog e leia o post sobre como usar candelabro e castiçal na decoração. Esse item tornará seu jantar ainda mais sofisticado!