A decoração clássica é um estilo que nunca sai de moda — é atemporal. Sua grande marca é a elegância e o uso de elementos de alta qualidade para criar um ambiente prazeroso para o olhar. Com ela, é possível combinar ornamentos refinados, obras de arte e tapeçaria, sem grandes exageros. Em um casamento, esse estilo se projeta em diversos elementos, como o vestido da noiva, a iluminação do evento, as flores e as cores escolhidas.

Neste texto, falaremos como esse estilo pode ser aplicado a um casamento e como escolher os itens ideias para esse evento. Por isso, continue lendo para saber essas e outras informações.

Vestido, maquiagem e acessórios

Invariavelmente, em um casamento, todos os olhares estão voltados para a noiva. Assim, a maneira como ela se apresenta dita o estilo do evento. O vestido é a peça principal para a mulher nesse contexto, e, para aquelas que desejam um casamento clássico, é preciso planejar bem o vestuário.

Esse é o momento de pesquisar os estilos de vestidos: aqueles que reaparecem quase todos os anos, com toda certeza, são os modelos clássicos. Uma boa ideia é observar o que pessoas que fazem parte de famílias reais usam para casar, o vestido de noiva de princesas costuma ditar a moda de uma época.

Outra questão importante é o material usado para a confecção dessa peça. O tecido deve ser de qualidade e apropriado para essa finalidade, como o cetim, o chiffon e o tule. A combinação de pérolas e renda também é bem-vinda, desde que haja harmonia nessa escolha, dando preferência por rendas mais delicadas, como a francesa e a renda chantilly.

A maquiagem deve valorizar os pontos positivos do rosto e suavizar manchas e marcas de expressão. Mas isso deve ser feito de maneira natural, sem que se torne uma máscara que esconde as suas características. Batons marcantes e brilho são bem-vindos, desde que usados de maneira moderada.

Outros acessórios, como brincos e sapatos, complementam o visual. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário usar itens muito extravagantes para chamar a atenção. O estilo clássico pede peças de boa qualidade, com um design que combine com a noiva.

Itens de decoração para o evento

O mobiliário é uma parte muito importante da decoração clássica de casamento. Dê preferência para móveis de qualidade, como cadeiras com estofado e mesas cobertas com toalhas de tecido, e que acomodem de maneira confortável.

Os arranjos de flores devem estar presentes nesse evento e devem ser feitos sem causar grande destaque. Por isso, aposte em flores mais claras para manter a harmonização. É possível usar cores nesses arranjos, desde que de maneira moderada e diluídas entre os tons mais neutros.

Ao escolher uma base de cores pastéis para a sua festa, fica mais fácil inserir elementos um pouco mais exagerados. Com toalhas e guardanapos brancos, por exemplo, dá para usar uma louça mais ornamentada e até mesmo castiçais dourados.

A iluminação é o que liga todos os elementos dessa decoração clássica. Por isso, abuse de lustres, velas e spots de luz. O uso de luzes indiretas cria um efeito de sombras que faz toda a diferença nesse estilo.

Pronto! Agora, você já sabe como é a decoração clássica e como ela pode ser utilizada em casamentos. Lembre-se de que esse é um estilo que preza pela elegância acima de tudo, que deve ser o direcionamento das suas decisões.

Gostou deste post? Então continue no nosso blog e descubra como fazer uma decoração de casamento!